Após conectar VPN, terminal perde comunicação com rede interna

Após conectar a uma vpn, terminal perde a comunicação com a rede interna (outros terminais, impressoras, roteadores,…).

Comando ping direcionado para um terminal da rede Lan
Comando ping direcionado para um terminal da rede Remota

Uma sugestão para resolver isso é desativar o Protocolo TCP/IP versão 6 (TCP/IPv6) nas propriedades do adaptador da rede interna e também do adaptador da VPN.

Outra sugestão, é no servidor VPN, achar e desmarcar a opção que “Força todo o trafego do Cliente pela VPN”, tambem conhecida como “split tunnel”,a descrição muda conforme o equipamento utilizado, mas a funcionalidade seria “dividir” o tunnel, fazendo com que apenas as requisições destinadas a rede Remota utilizem a VPN .

Outra sugestão é, na maquina cliente, nas propriedades avançadas do adaptador, especificar o gateway local. Dependendo do Sistema Operacional (da familia windows) vai aparecer a opção “Utilizar Gateway padrão em rede Remota” essa opção deve ser desmarcada. Caso na tela das propriedades avançadas, nao apareça essa opçao, e sim uma caixa para voce adicionar Gateway Padrão, nessa caixa inclua então o gateway de sua rede local.

Essas são algumas dicas, que em meu cenário resolveram, estou usando maquinas windows nos clientes (Windows 10 e Windows Server 2012R2) e PfSense como UTM com OpenVpn Client-Remote.

Compartilhar Postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest

Postagens Recentes