Após conectar a uma vpn, terminal perde a comunicação com a rede interna (outros terminais, impressoras, roteadores,…).


Uma sugestão para resolver isso é desativar o Protocolo TCP/IP versão 6 (TCP/IPv6) nas propriedades do adaptador da rede interna e também do adaptador da VPN.
Outra sugestão, é no servidor VPN, achar e desmarcar a opção que “Força todo o trafego do Cliente pela VPN”, tambem conhecida como “split tunnel”,a descrição muda conforme o equipamento utilizado, mas a funcionalidade seria “dividir” o tunnel, fazendo com que apenas as requisições destinadas a rede Remota utilizem a VPN .
Outra sugestão é, na maquina cliente, nas propriedades avançadas do adaptador, especificar o gateway local. Dependendo do Sistema Operacional (da familia windows) vai aparecer a opção “Utilizar Gateway padrão em rede Remota” essa opção deve ser desmarcada. Caso na tela das propriedades avançadas, nao apareça essa opçao, e sim uma caixa para voce adicionar Gateway Padrão, nessa caixa inclua então o gateway de sua rede local.

Essas são algumas dicas, que em meu cenário resolveram, estou usando maquinas windows nos clientes (Windows 10 e Windows Server 2012R2) e PfSense como UTM com OpenVpn Client-Remote.